Skip to main content

Importância de Todo o Processo em Lavandarias Hospitalares

Existem várias etapas ao longo do tratamento do tratamento da roupa hospitalar. Por esse motivo, é necessário que exista uma supervisão abrangente de modo a ser possível controlar os pontos entre as zonas sujas e as zonas limpas, de modo a serem evitadas contaminações. As lavandarias hospitalares são unidades que além do tratamento da roupa, são também responsáveis por toda a recolha, separação, classificação, processamento, acabamento final e transporte.

No setor hospitalar, grande parte da roupa processada inclui lençóis, cobertores, batas, almofadas, entre outros. Diferentes tipos de roupa geram diferentes tipos de sujidade e, por esse motivo, é importante estar preparado para as situações mais adversas. Em ambiente hospitalar toda a roupa é suscetível à transmissão de doenças, sendo por isso extremamente importante realizar uma avaliação de todo o circuito de processamento da roupa.

Todas as etapas que constituem o processamento da roupa hospitalar devem ser realizadas com a maior exigência possível. Contudo, é possível dividir todo o processo em duas diferentes categorias: fase suja e fase limpa.
Na fase suja estão incluídas as tarefas de recolha e transporte da roupa, a receção, caraterização e separação da roupa suja. Esta fase exige dos profissionais um elevado rigor, pois os riscos de contaminação são muito elevados. É obrigatória a utilização de equipamento profissional de proteção individual, tal como luvas, bata, óculos e, além disso, deve-se disponibilizar materiais para a desinfeção pessoal de todos os operadores.

O processo de lavagem e desinfeção da roupa é a etapa na qual se converte a roupa suja em roupa limpa. Nesta fase é realizada a passagem de uma fase suja para uma zona limpa. Neste ponto é importante que exista uma barreira sanitária, para garantir que a sujidade não é transmitida da zona suja para a zona limpa.

No caso da lavagem da roupa, a barreira sanitária é realizada pela própria máquina. Contudo, é necessário criar pontos de controlo para se desenvolver uma barreira sanitária na qual se restringem operadores, carrinhos de transporte de roupa, entre outros equipamentos que percorrem a zona limpa e zona suja. As barreiras sanitárias são pontos físicos de desinfeção para garantir que se realiza uma passagem desinfetada da zona suja para a zona limpa.

Após esta etapa, encontramo-nos na fase limpa, na qual a roupa está em condições de ser utilizada nos meios hospitalares. Antes da roupa ser enviada para o interior do hospital, é necessário que exista um controlo microbiológico, no sentido de evitar que roupa mal desinfetada dê entrada nas instalações hospitalares. Caso roupa mal processada dê entrada na área hospitalar, esta pode ser uma fonte de transmissão de doenças para todos os pacientes.

 

Lavagem e Desinfeção da Roupa

O processo de lavagem e desinfeção da roupa é o mais importante no controlo de microrganismos. Para que se consiga alcançar a máxima eficiência no tratamento da roupa hospitalar, é necessário ter em conta 3 importantes fatores: os produtos químicos utilizados, a temperatura do processo de lavagem e os tempos de lavagem. Estes fatores estão diretamente relacionados com o funcionamento da máquina e com o sistema de doseamento de produtos utilizado.

Estes três fatores estão diretamente relacionados uns com os outros. Ou seja, ao aumentar, por exemplo, a quantidade de produto químico (detergente) é possível diminuir um pouco a temperatura de lavagem e obter, mesmo assim, resultados excelentes no processo de desinfeção da roupa.

Não existe uma norma padrão a nível europeu para o tratamento e desinfeção de roupa hospitalar. A melhor estratégia deve ser desenvolvida pela equipa técnica do hospital ou pelo responsável técnico. Estes devem estar informados sobre todos os processos de desinfeção e instaurar o que for mais adaptável tendo em conta as particularidades do centro hospitalar.

 

Soluções de Lavandaria Glow Professional

Na Glow Professional desenvolvemos diversas soluções para a limpeza e tratamento da roupa. A nossa gama de produtos Laundry Care é composta por diferentes detergentes, branqueadores, amaciadores e também auxiliares de lavagem. São já várias as organizações que confiam em nós e nos nossos produtos para realizarem os processos de limpeza e tratamento das roupas.

Caso tenha interesse em conhecer melhor a nossa Gama Laundry Care, não hesite em entrar em contacto connosco. A nossa equipa comercial está preparada para responder a todas as suas questões.

Leave a Reply